O Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores selecionará jovens para atuar por 10 meses em áreas como programação artística, figurino, dramaturgia e ópera
A Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a 6ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores. A iniciativa oferece bolsa mensal de R$ 1.400 para jovens de 18 a 29 anos residentes na capital ou na Grande São Paulo interessados em ampliar a formação profissional nas áreas artísticas, técnicas e de gestão cultural do Complexo Theatro Municipal. O formulário online segue aberto até 24 de fevereiro, às 23h59.
Os selecionados atuarão por 10 meses em diferentes frentes, como articulação e mediação cultural, cenotecnia, dramaturgia e ópera, figurino, pesquisa de acervo, som, produção, programação artística e musicoteca, além de oportunidades junto ao Balé da Cidade, ao Coral Paulistano e ao Coro Lírico.
Podem se inscrever candidatos que tenham formação, experiência ou interesse compatível com a área escolhida e disponibilidade para cumprir a carga horária proposta. O processo seletivo será realizado em duas etapas: inscrição por formulário online e, para os convocados, participação em dinâmica de grupo, que poderá ser seguida de entrevista individual. Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma área de atuação.
A divulgação do resultado final está prevista para 1º de abril de 2026, e o início das atividades, para 13 de abril de 2026. O programa terá duração até 13 de fevereiro de 2027, com carga horária presencial de 20 horas semanais, totalizando 800 horas de atividades formativas.
“O programa é uma oportunidade para que os jovens aprendam, na prática, como funciona o dia a dia do mercado cultural, além de abrir portas para o futuro em grandes instituições”, afirma o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.
A iniciativa, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, integra as ações da Gerência de Formação, Acervo e Memória do Complexo Theatro Municipal, que tem como objetivo incentivar a experimentação de atividades ligadas às artes e à cultura, contribuindo para a inserção profissional dos participantes no setor cultural.
Fonte: SECOM – Prefeitura de São Paulo





